Blog Post

Dez26

Muita gente deve se lembrar daquele episódio de 2016 em que o então prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse, em conversa ao telefone com o ex-presidente Lula, que “Maricá é uma merda”. Há controvérsias rsrs. Quem usa bastante o Instagram já deve ter visto várias fotos da linda Gruta da Sacristia, no bairro de Jaconé. Rola aproveitar a visita e conhecer também a Praia da Sacristia.

Como Chegar

Eu fui de carro e achei bem tranquilo. Do Centro do Rio, leva cerca de 1h30. Basta seguir o caminho indicado pelo Google Maps: Rodovia Amaral Peixoto, Estrada Sampaio Corrêa – Jaconé, Estrada de Jaconé e Rua da Sacristia. Quando chegar ao destino, você verá uma bifurcação: uma subida à esquerda e uma descida à direita. Se quiser ir à Praia da Sacristia, opte pela esquerda. Para a Gruta da Sacristia, vá pela direita.

De ônibus, o trajeto demora o dobro do tempo. Pegue o 578D (segundo minhas pesquisas, a tarifa custa R$ 11,90 – valor em 2019) na Candelária com destino a Ponta Negra (é um bairro próximo a Jaconé) e salte no ponto final, na Rua Beira do Canal, depois dos Supermercados Ronan. De lá, caminhe por cerca de 20 minutos até o destino. Ou então recorra àquele Uber esperto. Outra linha é a 2590R (Ponta Negra x Castelo – valor em 2019 de R$ 25). Também é preciso descer no ponto final. Os itinerários completos podem ser consultados no site Vá de Ônibus.

Saindo do terminal de ônibus de Niterói, existe ainda a opção do 534A (R$ 8,45, pela Viação Nossa Senhora do Amparo), que leva a Ponta Negra. Considerando os preços dos ônibus, pode ser que, dividindo um Uber desde o Centro do Rio entre quatro pessoas, valha mais a pena.

"Espaço arquitetônico normalmente anexo a uma igreja, a sacristia é o local onde são guardados os paramentos sacerdotais e os objetos litúrgicos de uma igreja. Em Maricá, a natureza trabalhou durante milhares de anos para criar uma sacristia natural, edificando um local maravilhosamente esculpido pela erosão."

Ryzete Hostel

O Passeio

Procure chegar cedo. Eu fui por volta das 9h num sábado ensolarado e encontrei o lugar com pouca gente. Há bastante espaço para estacionar o carro, sem custo.

Para a praia, é necessário percorrer uma trilha em descida. Não há qualquer estrutura nem sombra. Portanto, a boa é carregar comida e guarda-sol. E atenção: se a maré estiver alta, não sobra faixa de areia. Melhor consultar as condições climáticas com antecedência no site da Marinha. Maré baixa não ultrapassa 0,6. E guarde disposição para a subida na volta.

Para a gruta, é preciso andar por dois minutinhos apenas. O lugar tem uma vista incrível. Dá para tirar fotos nas pedras e dentro da caverna. Eu fui de chinelo, mas o ideal é ir de tênis porque as pedras podem estar escorregadias. E por favoooooor: leve o saquinho de lixo para levar embora o que precisar descartar. Ninguém merece poluir nossas belezas naturais. Consciência ambiental sempre!